quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

COTAS VS EDUCAÇÃO

As cotas para universidades são a melhor forma de provar que o Brasil é um pais que vive em processo de experimentação para ver o que pode ou não dar certo. As cotas sociais deixam claro que um aluno que estuda em escola pública é mais despreparado para entrar em uma universidade do que um que vem da escola privada. Demonstram, assim, o quanto a educação que é dada pelo governo não tem qualidade.
Nesse contexto, o uso de cotas seria uma forma de igualar a entrada de alunos das escolas publicas e privadas nas universidades, considerando que os estudantes de instituições publicas são afetadas constantemente com a falta de material didático e de professores.
Já a cota racial é uma desculpa de tentar criar a desigualdade que os negros sempre sofreram  no meio social e no mercado de trabalho. A verdade é que a nota do concurso é o fator que conta para a entrada de uma pessoa em uma universidade, independente da raça.
Dessa forma, podemos perceber que o governo quer mascarar a todo custo, a falta de investimento na educação. Portanto, para utilizar a política de cotas, que haja melhorias no ensino fundamental e médio para que, desse modo, o jovem de escola pública tenha oportunidade igual, valendo-se do sei próprio esforço, não só na sua carreira acadêmica, mas em toda a sua vida.

Raddson Ricelle –  estudante do 3º ano do curso de  Informática no IFRN – Câmpus São Gonçalo do Amarante

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